Depois de se falar cá em casa na possibilidade de comprar uma máquina de fazer pão, apeteceu-me experimentar também fazer iogurte caseiro. Fui à Worten procurar uma maquineta muito parecida com as que as que as mães de há 20 anos atrás usavam para nos preparar os iogurtes, mas a informação que consegui foi que já não vendem iogurteiras dada a fraca procura.

Dias mais tarde, em conversa com a minha sogra, contei-lhe da minha decepção. Resultado: ganhei a iogurteira que preparou muito iogurtes para o F. quando ele era pequeno, mas agora estava esquecida no fundo de um armário.

Já experimentei iogurte com leite de soja, simples, e com compota de morango. Ficam muito bons! E imagino que com fruta fiquem ainda melhores.

9 Responses so far.

  1. Anónimo says:

    Também me lembro dos iogurtes que a minha mãe fazia nessas maquinetas :) Mas quando apareceram no mercado os iogurtes prontinhos a comer, a dita iogurteira foi posta de lado! Ao contrário de ti, duvido que vá desencantá-la nalgum armário (já deve ter tido um fim triste)
    Beijinhos

  2. Carla M. says:

    Eu tenho assim uma iogurteira!! A minha mãe também fazia os nossos iogurtes... que excelente ideia!! Vou experimentar com a Ritinha.

  3. também há uma cá em casa :)

  4. Carla e Marta,
    Experimentem, que vale a pena!

    Aninha,
    Dado que não há maquineta, tens de vir prová-los cá a casa ;)

  5. a minha mae tb tem uma.. e lembro-me dela a usar e fazer yogurtes.
    Acho q vou raptar a maquina para minha casa...
    Já agora, alguém tem receitas q me deem???

    beijos

  6. Raquel,
    Beijinhos e obrigado pela visita!

    Carine,
    Além das sugestões da Raquel (que me parecem deliciosas!) podes fazer iogurtes com todo o tipo de compota ou fruta, cereais ou bolachas. A receita base é simples: a um iogurte natural juntas um litro de leite (que pode ser de soja), misturas e deitas nos copinhos da iogurteira. Deixas a maquineta ligada durante a noite e de manhã tens os iogurtes prontos. :) Daí para a frente é usar a imaginação!

  7. Anónimo says:

    Bom dia,
    é verdade também eu raptei a iogurteira lá de casa onde a minha mãe nos preparava os nossos lanches de infância. A nostalgia bateu à porta quando ela no outro fds disse que a ia levar para pra os arrumos, afinal à muitos anos que não era utilizada. Agora está na minha casa e preparei já duas "fornadas" deliciosas.

  8. Anónimo says:

    olá! gosto muito do teu blog, parabéns! já vi que a tua e a minha história de pegar na iogurteira "velhinha" é comum.
    só consegui fazer iogurtes a 1a vez. seguidamente, tentei fazer com leite de soja e n resultou, e ainda ontem tentei novamente com iogurte natural e n deu em nada!!
    mas vou descubrir qual o problema entretanto.
    boa continuação :)

  9. Anónimo says:

    Olá.
    Tambem me lembro delas de há 20 anos atrás ou mais!Lembrei-me de ter 1 na despensa!Ainda bem que alguém escreveu a receita base.Não me lembrava.Vou matar saudades.Muito Obrigada!