No Verão sabe bem estar ao fresco e as velas, além de cumprirem a sua função principal de iluminar, são ideais para tornar o ambiente mais relaxado e convidativo.
Ideias para usar lá fora:
- Espalhar pelo espaço vários recipientes de vidro próprios para tealights. O vidro transparente deixa passar mais luz, mas a combinação de recipientes de vidro de várias cores também resulta bem. Caso não tenha recipientes específicos para velas poderão usar-se copos de vidro grosso, desde que largos para que não sobreaqueçam e possam partir. O ideal é colocar um pouco de água ou areia no fundo de cada copo.
- Para decorar uma mesa, basta encher uma taça de vidro com água, pedras e conchas e acender velinhas flutuantes. Se tiver flores à mão, tanto melhor...
- Para iluminar um canto ou um ponto de passagem podem juntar-se várias velas de cores e tamanhos diferentes e amará-las com corda ou fita de nastro. Nas pontas da corda pendurar búzios ou conchinhas. As velas devem ser largas de forma a que - à medida que forem ardendo - se forme uma parede de parafina a toda a volta que impedirá que se apaguem.
Ao pôr em prática estas ideias, a segurança deve ser sempre a nossa primeira preocupação. Alguns aspectos a que estou atenta para evitar acidentes são conselhos simples mas que vale a pena repetir:
- Se houver crianças e animais de estimação, as velas não deverão estar ao seu alcance. Assente-as em superfícies lisas, amplas e longe das mãozinhas curiosas dos mais pequenos.
- Teste a decoração antes dos convidados chegarem. Acenda as velas e previna eventuais perigos (proximidade de têxteis ou outros materiais inflamáveis, por exemplo).
- No fim, certifique-se de que todas as velas ficam bem apagadas.
Vale a pena ler o artigo que fez ontem a capa da Viva+. São oito páginas dedicadas ao artesanato urbano no Porto, com um roteiro bastante completo dos melhores locais para fazer compras de tecidos, linhas ou lãs na cidade.
Claro que a parte de que mais gostei foi de ver as amigas tão bem retratadas: estão lá a Alexandra, a Mané e a Marta. Como diz a Carla, as histórias não são novidade, mas tem um gosto diferente lê-las assim nas páginas do jornal...
[ Adenda: só uns dias mais tarde descobri que afinal esta edição do Jornal de Notícias era duplamente especial. No caderno principal saíu também uma notícia sobre a Design com Texto. :) ]