Este Domingo fugi duas horas do computador e de tudo o que tenho para estudar e fui espreitar as exposições temporárias do Museu Soares dos Reis e do Centro Português de Fotografia, que já queria ver há semanas.
Em Soares dos Reis estão três exposições que valem a visita. No rés-do-chão está de regresso a exposição de 2009 «Exuberâncias da Caixa Preta a propósito d' A Expressão das Emoções nos Homens e nos Animais de Charles Darwin». Explora as questões emocionais, bem como aspectos mais físicos da actividade cerebral e é muito interessante. Os «Encontros Portugal - China» levantam o véu sobre a história e a integração da comunidade chinesa no Porto e só é pena que seja tão breve. Finalmente, as obras de Nadir Afonso dispensam grandes apresentações. Não sendo um dos pintores que mais me emociona, gostei de descobrir que é também arquitecto e compreender um pouco melhor a sua obra.
A exposição do Centro Português de Fotografia - «Resistência. Da alternativa Republicana à luta contra a Ditadura (1891-1974)» - surpreendeu-me por ser tão rica e bem organizada. Está ali, com detalhe e documentada graficamente de forma exemplar, a nossa história desde 1891. Vale a pena levar lá os pais, porque cobre com pormenor a época do salazarismo, que quase todos viveram, e os miúdos que estejam a estudar este período na escola.